Foram encontrados 153 registros para a palavra: vigilancia sanitaria

Petrolina: Supermercado no São Gonçalo tem área de comercialização de carne interditada

A vigilância sanitária de Petrolina interditou mais um supermercado, desta vez o Supermercado Estrela localizado no bairro São Gonçalo. De acordo com a equipe da vigilância sanitária denúncias feitas pela comunidade levaram a uma inspeção do local, constatando que produtos de origem animal (carnes) não estavam sendo armazenados à temperatura adequeda, além das más condições sanitárias do açougue.                   

Segundo Jarbas Costa, diretor-presidente da Vigilância a interdição foi parcial. "Nossa equipe encontrou um freezer desligado contendo produtos e outro com a porta quebrada impossibilitando a manutenção da temepratura  adequada.A interdição foi parcial, a empresa foi autuado multada e os produtos de origem animal foram apreendidos", explicou...

Petrolina: Vigilância Sanitária apreende 500 quilos de carne sem procedência em ônibus de viagem

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu uma denúncia  que a empresa  de ônibus Expresso Ribeiro estaria transportando produtos de origem animal (ovinos),  carne  e vísceras acondicionados em isopor. Diante da informação a ANTT entrou em contato com a Agência Municipal de Vigilância Sanitária que deslocou uma equipe até o local onde o ônibus estava e constatou a procedência da denúncia. 

Foram constatadas a presença de carcaças, e baixadas já prontas para o preparo, estando esses produtos congelados supostamente para garantir o deslocamento terrestre até São Paulo. Foram apreendidos o total 500 kg dos produtos, sendo a empresa envolvida notificada, recebendo o Auto de infração, posteriormente a multa, e será aberto o processo administrativo para averiguar a origem desses produtos e o caso será encaminhado ao MP-PE. Para o diretor presidente da agência Jarbas Costa a ação conjunta demonstra o fortalecimentos das instituições envolvidas em prol da saúde da população...

Vigilância Sanitária interdita supermercado no bairro Vila Eduardo em Petrolina

Mais uma denúncia, por parte da população, leva a interdição de um supermercado em Petrolina. Dessa vez foi o Supermercado G Barbosa no bairro Vila Eduardo, nesta quarta-feira (16). De acordo com a equipe de fiscalização da Agência Municipal de Vigilância Sanitária da Prefeitura (AMVS), o estabelecimento foi fechado por oferecer risco a saúde do consumidor. 

Durante inspeção foi identificado que os alguns produtos de origem animal não estavam sendo armazenados na temperatura adequada, bem como foram encontradas fezes de roedores em alguns compartimentos do estabelecimento. Segundo Aionne Guimarães, médica Veterinária da AMVS, o depósito do supermercado teria sido outro ponto que levou a interdição. "Encontramos além de muita sujidade no local, fezes de animais, o que inviabiliza completamente o seu funcionamento", expôs. 

Diante desse quadro a equipe de fiscalização notificou, aplicou o Auto de Infração, procedeu com a interdição e o mesmo será multado, tendo um prazo de 24h para as adequações solicitadas. Os donos do estabelecimento vão pagar uma multa de R$75.000,00. 

O diretor-presidente da AMVS Jarbas Costa agradece a população e solicita que mantenham essa parceria. "O trabalho da Vigilância Sanitária tem como foco prezar pela saúde da população e os maiores fiscais estão inseridos na sociedade, pois são eles que estão diariamente comprando e consumindo os produtos. Sempre que suspeitarem que algo está errado e fora dos padrões mantenham imediato contato", assegurou. ..

Vigilância Sanitária interdita Supermercado Makro em Petrolina

 
Uma equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária interditou o Supermercado Macro em Petrolina nesta quinta-feira (10). De acordo com a vigilância sanitária, denúncias da comunidade levaram a uma inspeção local. No momento da fiscalização foi identificado que os produtos de origem animal não estavam sendo armazenados a temperatura adequada. O controle da temperatura de armazenamento na conservação do alimento é de grande importância para minimizar o crescimento de microrganismos indesejáveis que promovem a deterioração do  produto com consequente perda de qualidade, oferecendo assim, risco a saúde do consumidor.
 
Também durante a inspeção foi verificado que o estabelecimento estava fora dos padrões de higienização exigidos pela legislação sanitária. Diante desse quadro a equipe de fiscalização interditou o local e notificou  dando um prazo de 24h para que os proprietários do Makro se adequem as normas sanitárias. O diretor presidente da agência Jarbas Costa reafirma a parceria entre a Vigilância e a população. "Essa interdição só foi possível porque a comunidade procurou o órgão. Essa parceria é muito importante", finalizou.
..

Vigilância Sanitária e CREF12 PE/AL interditam academias em Petrolina

Nesta quarta-feira (26) a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), em ação conjunta com o Conselho Regional de Educação Física 12ª região Pernambuco e Alagoas (CREF12 PE/AL), interditou três academias de ginástica nos bairros José e Maria, Portal da Cidade e Fernando Idalino. Os estabelecimentos estavam descumprindo normas sanitárias.      

 Durante a fiscalização foram constatadas a ausência de profissionais com registro no Conselho da categoria, caracterizando o exercício ilegal da profissão, e a falta, em algumas, da Licença Sanitária de funcionamento...

Vigilância Sanitária de Petrolina apreende mais de 300 kg de carne de frango

Atendendo à denúncia da população, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina (AMVS) apreendeu, nesta quinta-feira (20), 342 kg de carne de frango em supermercado localizado no bairro José e Maria. A mercadoria estava sendo comercializada com selo de inspeção do estado da Bahia.

"Não é permitida a comercialização de produtos de origem animal com certificação de outros estados, nesse caso SIE BAHIA, sendo o comércio restrito ao estado da Bahia. Para ser comercializado aqui, no nosso município, teria que ser SIF, SISB POA, SIE PE ou SIM Petrolina, diante desse fato foi prudente a ação em cumprimento a legislação", explicou o diretor-presidente do órgão, Jarbas Costa...

Galo defende taxação de agrotóxicos para financiar vigilância sanitária

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado no dia 5 de agosto, foi celebrado em Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Bahia sexta-feira. Proponente da Sessão, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) destacou que "é preciso taxar produtos como os agrotóxicos e reverter essas taxas em recursos para a vigilância sanitária e ambiental, bem como para a ADAB. É preciso que a sociedade baiana discuta as fontes de financiamento da vigilância sanitária e ambiental e pressione para que atividades e produtos com potencial maior de danos à saúde arquem com os custos da prevenção, da fiscalização, do controle". Galo também defendeu o Plano de Carreira da categoria. A Diretora de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (DIVISA), Rívia Barros, destacou a importância do trabalho de Galo no parlamento para regulamentar os agrotóxicos e na defesa da Vigilância Sanitária e Ambiental na Bahia. Durante a cerimônia diversos servidores públicos foram homenageados, em especial a Doutora Ediná Alves Costa, ex-servidora do quadro da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde e Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.

"Esse é um bom dia para lembrarmos que vigilância sanitária é SUS! O Sistema Único de Saúde, público, universal, igualitário, conquista do povo brasileiro na luta pela democratização do país e pela saúde como direito de todos e dever do Estado. O SUS é muito mais amplo que a assistência técnica", afirmou a professora Ediná Costa, para quem "quanto mais civilizado o país, mais forte o seu sistema de regulação e vigilância sanitária". Também participaram da solenidade o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas; o ex-deputado estadual Yulo Oiticica; a coordenadora do Colegiado de Graduação em Saúde Coletiva da UFBA, Prof. Ana Cristina Souto; o sub-Secretário Estadual de Saúde, Roberto Badaró; o Promotor de Justiça e coordenador do CEACON, Roberto de Almeida Borges; a defensora pública Paula Pereira de Almeida; sub-coordenadora da Vigilância Sanitária de Salvador, Karina Luzia Queiroz; a Diretora Geral do Laboratório Central de Saúde Pública, Zuinara Pereira...

Vigilância Sanitária de Petrolina apreende carne clandestina em feira livre

Atendendo à denúncia da população, a equipe da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina (AMVS) apreendeu, nesta quarta-feira (22) 178kg de carne clandestina na feira livre do bairro Areia Branca. 

O diretor-presidente, Jarbas Costa, explica que "além da legislação sanitária existe uma recomendação do Ministério Público que permite a apreensão de carnes clandestinas pela AMVS e pela Adagro. Todos os comerciantes sabem que a lei não permite abate clandestino". ..

Empresários do setor de panificação recebem orientações da Vigilância Sanitária

Empresários do setor de panificação de Juazeiro receberam orientações técnicas sobre higienização de equipamentos, armazenamento e comercialização de produtos de acordo com as normas e regulamentações sanitárias. Os temas foram abordados durante uma clínica tecnológica realizada pelo Sebrae no município na terça-feira, 19.

O serviço de consultoria tecnológica coletiva fornece soluções sob medida para as micro e pequenas empresas, bem como para empreendedores com interesses em comum. Durante a capacitação, profissionais da Vigilância Sanitária do município de Juazeiro explicaram como deve ser mantido o ambiente de trabalho dentro das panificadoras e confeitarias. Eles também esclareceram dúvidas sobre a higienização dos objetos de trabalho e sobre a emissão de alvarás de funcionamento.

“É preciso que os comerciantes estejam atentos as normas estabelecidas para que desenvolvam suas atividades comercias com mais tranquilidade”, frisou a gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária de Juazeiro, Ana Paula Panasola.

Uma das participantes da capacitação, Kedma Amarante, dona de uma confeitaria na cidade há oito anos, ressaltou a importância do encontro para o melhor desempenho de seu negócio. “Foi um momento muito oportuno. Estamos passando por um momento de mudança e precisamos dessas orientações para o nosso trabalho. Nós convidamos a Vigilância Sanitária para esse momento e queremos que ela seja nossa parceira nesse processo de reformulação dos nossos segmentos”, disse.

O técnico do Sebrae em Juazeiro, Rinaldo Moraes, frisou que a iniciativa tem auxiliado os empresários do setor de panificação a visualizarem formas de se adaptarem ao novo mercado de trabalho que é mais exigente e concorrido. “As padarias têm que se adaptar muito rapidamente para sobreviver em meio às novas exigências do mercado”, pontuou...

Vigilância Sanitária de Petrolina apreende 40kg de produto clandestino

Nesta quinta-feira, 07, fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina (AMVS) apreenderam 40kg de 'queijo' sem registro sendo comercializado no centro da cidade. Os produtos estavam expostos ao sol em via pública e sua composição possuía mais batata que queijo. 

"Os produtos não possuíam registro federal, estadual ou municipal, e já é de conhecimento de todos sobre a necessidade da certificação", alertou o diretor-presidente da AMVS, Jarbas Costa.  ..

VIGILÂNCIA SANITÁRIA EMBARGA EMPRESA DE ENVASAMENTO DE CÔCO EM SENHOR DO BONFIM

Nesta terça-feira, dia 15, a Vigilância Sanitária do Município de Senhor do Bonfim interrompeu a produção de envasamento de água de coco da marca ”Bonfim Côco”, cuja empresa funciona na referida cidade. Amostras do produto teriam sido consideradas insatisfatórias para o consumo pelo Laboratório Central do Lacen em Salvador. A Vigilância Sanitária de Senhor do Bonfim emitiu a seguinte nota pública:

No início da noite desta quarta-feira (16), a Assessoria de Imprensa da Empresa Bonfim Cocô enviou e-mail ao Blog do Geraldo José com a seguinte nota de esclarecimento:..

Em Petrolina, Vigilância Sanitária e Espaço Vida garantem segurança e prevenção no carnaval

Os foliões do carnaval de Petrolina contaram durante os quatro dias de festa com a presença das equipes do Espaço Vida e Vigilância Sanitária. Ao todo, 35 mil preservativos foram distribuídos em todos os polos da festa.

Panfletos educativos de combate ao Aedes aegypti também foram entregues à população. "Estamos em estado de emergência mundial e este assunto precisa ser pauta todos os dias e em todos os locais, desta forma, a equipe do Espaço Vida, além de orientar sobre os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DST's, também aproveitou para enfatizar os cuidados contra o mosquito", contou a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

Vigilância Sanitária interdita restaurante na Areia Branca

A equipe da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) interditou pela segunda vez, nesta quarta-feira (13), o restaurante Rei das Massas, no bairro Areia Branca. O estabelecimento já havia sido notificado em 2015 por não possuir Licença Sanitária e pela falta de condições higiênicas adequadas para o funcionamento. 

"Após a notificação, o estabelecimento não atendeu às solicitações da AMVS e foi interditado pela primeira vez. Já a segunda interdição é resultado da reabertura indevida do restaurante, que voltou a funcionar sem a autorização  da Agência", contou o diretor-presidente da AMVS, Jarbas Costa...